Pão De Cânhamo, Banana & Sementes De Chia (Portuguese)

Recipe by Malina Kleine

Sem glúten, sem lactose, vegano

Essa receita é uma alternativa para o clássico pão de banana. É cheio de ingredientes nutritivos como a proteína do cânhamo, as sementes de chia, banana, amêndoa e açucar de coco. Além de ser saudável, vegano e livre de glúten e lactose, é um lanche que também dá muita energia.

Sustentabilidade

Todos os ingredients usados são relativamente sustentáveis. A banana, por exemplo, tem um impacto ambiental bastante baixo. Isso acontece por conta da baixa produção de carbono, que é aproximadamente 0.48 kg CO2e por quilo. Em comparação, tomates produzem 2.5 kg CO2e por quilo e são produzidos durante o ano inteiro, pois crescem depois que um número de folhas nasceu. Além disso, a banana é eficiente em um sentido de uso de energia, pois no seu “cultivo” usa-se apenas luz solar natural, resultando em uma casca grossa, que age como uma embalagem natural. Isso é importante, pois muitas frutas precisam de embalagens plásticas para serem mantidas em boa condição.

Porém o produto mais sustentável usado nessa receita é o cânhamo. É uma planta herbácea que com suas folhas largas bloqueia a luz do sol, inibindo outras plantas ao redor, o que reduz  a necessidade de herbicidas. Além disso, é cultivado de forma orgânica, sem a necessidade de quaisquer aditivos agriculturais sintéticos. A semente do cânhamo é bastante nutritive, sendo uma fonte de proteínas, minerais e fibras. É a única planta que contém todos os ácidos graxos essenciais e aminoácidos exigidos pelo corpo, tendo impactos positivos no metabolismo, pele, cérebro e coração. Portanto, ao trocar a fonte de gorduras essenciais do peixe para o cânhamo, encontra-se uma solução para a pesca excessiva e contaminação de peixes.

Custo total:  incluindo “toppings” , por volta de 23$, servindo quatro pessoas (comprei a maioria dos ingredientes no Binn Inn)

Ingredientes:

2 bananas

1 ½ xícara de tâmaras

1/3 xícara de sementes de chia

275ml suco de maçã

200ml creme de coco

½ xícara de óleo de coco

2 ½ colheres de sopa de cânhamo

1 xícara de farinha de amêndoa

1/3 xícara de farinha de coco

2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio

1 colher de chá de canela

1 colher de chá de gengibre

Para decorar:

Creme de coco

Frutas da estação

Xarope de bordo

Modo de fazer:

  1. Preaquecer o forno em 170°C
  2. Colocar as tâmaras de molho em água quente por volta de 5 minutos e colocar em um processador até a textura ser de uma pasta.
  3. Misturar as sementes de chia até ficarem com uma consistência parecida com farinha. Isso faz com que a chia seja tipo uma substituição para ovos, absorvendo o suco de maçã e fazendo a mistura se solidificar um pouco mais. 
  4. Colocar a “farinha de chia” e o suco de maçã em uma tigela grande.
  5. Misturar a banana e o açucar com o crème de coco e adicionar à mistura.
  6. Coar as tâmaras (pode deixar com um pouquinho de água) e mexer. Adicionar à mistura.
  7. Adicionar o resto dos ingredientes (cânhamo, óleo de coco, farinha de coco, farinha de amêndoa, canela e bicarbonato de sódio)
  8. Misturar até ficar homogêneo (deve ficar meio “pegajoso”,  tipo uma massa mesmo. Encorpada, não corredia).
  9. Untar uma forma e colocar a mistura deixando um espaço de 1.5cm no topo.
  10. Deixar no forno a  170°C por 30 minutos.
  11. Reduzir a temperature para 150°C e deixar por mais 20 minutos. Para saber se está bom, espetar com um garfo. Se ele sair limpo, dá pra tirar do forno.
  12. Decore do jeito que quiser.